
A fase de testes do novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e Nacional, passou dos sessenta dias de implementação. Até agora, de modo geral, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Ceará (Sescap-CE) avalia como “moderadamente positiva” a receptividade do formato por parte das empresas. Para o presidente Carlos Átila, “uma maior aceitação tem se dado especialmente nos negócios que já possuíam estrutura tecnológica sólida para emissão de documentos fiscais”.
A obrigatoriedade do novo formato de NF-e é o primeiro passo prático das mudanças estabelecidas pela reforma tributária e entra em vigor em janeiro de 2026, com o principal objetivo de unificar e padronizar a emissão de documentos fiscais em todo o país. A fase de transição está demandando das empresas capacitarem profissionais das áreas financeira, fiscal e de vendas sobre os novos campos e validações da NF-e Nacional.
Muitos empresários e gestores enxergam a nova nota como iniciativa que poderá, a médio e longo prazo, padronizar processos, reduzir divergências entre estados e diminuir a complexidade de obrigações acessórias. Átila reconhece que há vantagens no novo modelo: “A emissão (da nota) é possível com apenas alguns cliques, então isso vem simplificar o registro e a formalização de transações de compra e venda”.
Porém, por outro lado, o Sescap-CE tem acompanhado relatos de desafios técnicos e operacionais sendo enfrentados por uma parcela de empresas. Entre eles estão a necessidade de adaptar sistemas internos aos novos padrões nacionais e de reconfigurar softwares ERPs (Sistemas de Gestão Empresarial).
A preocupação é maior com empresas menores e de regiões menos digitalizadas, que têm lidado mais com limitações de infraestrutura tecnológica. Fora isso, Átila lembra que será necessária a atenção de contadores e empresários para a duplicidade de obrigações que virá. “Não podemos esquecer que os negócios terão que conviver com os sistemas estaduais até 2033, mesmo que já pratiquem as novas regras. Ou seja, terão de dar conta de dois modelos em simultâneo”.




