
O pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda está previsto para o dia 29 de agosto. Como de costume, a Receita Federal deve abrir a consulta cerca de uma semana antes, ou seja, nesta sexta-feira, dia 22. A partir da data, os contribuintes já poderão verificar se estão contemplados, acessando o site da Receita Federal.
A restituição corresponde à devolução dos valores pagos em excesso ao longo do ano-calendário. Para muitos brasileiros, esse dinheiro chega em boa hora, um reforço financeiro que pode ajudar a pagar contas, investir ou equilibrar o orçamento da família.
Os primeiros contemplados na restituição do IR 2025 são os idosos, com prioridade para quem tem 80 anos ou mais. Logo depois, na fila, vêm os contribuintes acima de 60 anos, além de pessoas com deficiência ou portadores de doenças graves.
Segundo Carlos Átila, presidente do Sescap-CE, em casos de empate nos critérios, recebe primeiro quem entregou mais cedo a declaração. “Os contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério, que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX são os próximos da fila, nesta ordem”, explica.
A restituição seguirá até o 5º lote, com entrega planejada para o dia 30 de setembro. Para verificar se terá direito à restituição, o contribuinte deve informar, no site da Receita, seu CPF, data de nascimento e ano de exercício correspondente (2025).